IndieReview 1 - Q.u.b.e



Olá leitores da IndieZone, hoje vou trazer a vocês minha futura coluna semanal, IndieReview.
Para começar, trago o jogo Q.u.b.e (Quick Understanding of Block Extrusion) traduzindo, Rápida Compreensão de Extrusão do Bloco. O jogo foi lançado em 16/12/2011, mas só foi começado a ser vendido na Steam a partir de 6/01/2012. Produzido pela Toxic Games e publicado pela Indie Fund e Toxic Games, usando a Engine Unreal Devolpment Kit, lançado apenas para PC, porem com uma versão para iOS sendo planejada.

Seus requisitos são:
- Windows XP com Service Pack 2 ou superior/Windows Vista/Windows 7
- Processador de 2.0 GHz
- Memória RAM de 1Gb
- Espaço em disco de 1Gb
- Placa de vídeo NVidia 8000GT Séries

Review:
Q.u.b.e. é um FPS (First Person Shooter) de puzzles que possui uma mecânica muito similar aos jogos da série Portal. O jogador deve explorar as câmaras e resolver seus Puzzles usando suas mãos para manipular os cubos quando possível para abrir caminhos para completar cara um dos testes.

No total é possível mover 4 tipo de cubos e usar 1 botão;
Vermelho - Contrai e descontrai para formar escadarias.
Azul - Serve como um trampolim, você contrai ele e sobe, então é jogado para o alto.
Amarelo - Conjunto de três blocos amarelos, no qual você manipula um e os outros vão juntos.
Verde - É um cubo único, no qual só pode ser movido utilizando outros blocos.
Botão Reset - Repõe os blocos/cubos nos seus lugares iniciais



 O jogo possui quarto horas de gameplay, não possui uma história muito envolvente, alguns puzzles chegam a ser meios chatos e repetitivos algumas vezes e logo após zerar, não se tem absolutamente mais nada para se fazer. A primeira vista, Q.u.b.e. parece um jogo super revolucionário, com uma incrível mecânica de jogo, que, realmente possui, porem, como todo o bom jogo, tem seus defeitos, e o maior de todos é o pouco tempo de jogo.



Alguns dos puzzles podem chegar a ser ultra complicados, desde mover alguns blocos para fazer uma escada até direcionar lasers até um certo local, pular em plataformas em movimento e outros tipos.
Só que o jogo insiste em reproduzir alguns problemas acrescentando coisas que não adiantam nada à diversão do jogador, chega a ser frustrantes algumas partes, por exemplo uma na qual você só pode ver uma cor por vez, alguns problemas se repetem constantemente, sem acrescentar complexidade.
A história é meio fraca, no inicio é enigmática, depois fica caótica, fazendo lembrar muito a história de Portal 1, a história não representa nenhum mistério nem nada, é apenas passando por cenários e fazendo seus puzzles.

Conclusão:
Q.u.b.e. tem uma ótima proposta, porem, pela fraca e curta história, o jogador perde seu encanto, mas, caso goste de jogos ao estilo portal, você pode gostar.
Caso tenha curiosidade de jogar, existe uma demo disponível na Steam!

Obrigado por terem lido e até a próxima. o/

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